Ponto de encontro dos apreciadores de charuto, tabaco, drinks e um bom bate-papo

Já pensou em aproveitar um lugar aconchegante, apreciar um bom palheiro, harmonizá-lo com ótimos drinks, conversar com amigos e ainda cuidar da beleza? Sim! Tudo isso de forma segura e seguindo todos os protocolos de segurança. Você precisa conhecer a Varadero Charutaria e Barbearia, em Curitiba (PR). Um espaço criado em 2003, resultado do encontro de um grupo de amigos, amantes de tabaco e praticantes de boa conversa, hoje, administrado por Milton Prado da Cruz um especialista, no ramo desde 1992.

Ele explica como o ambiente foi concebido para proporcionar conforto e bem-estar aos apreciadores de palheiros, charutos, cigarrilhas e afins. Lá, são comercializados produtos nacionais, importados e acessórios para conservação e degustação. Advinha quem está entre os destaques? O nosso Paieiro Mr. Palha. Apontado por “Miltinho”, como é carinhosamente conhecido, como um produto de forte potencial, qualidade singular e grande variedade de sabores. Confira tudo isso e muito mais na entrevista a seguir.

Entrevista:

Mr.Palha Magazine: Miltinho conta um pouquinho como tudo começou: a criação do espaço e a história deste lugar aconchegante.

Milton Prado: A minha paixão começou nos anos 90 quando conheci uma empresária de São Paulo. Na época, eu não entendia nada de charutos. Em meados de 92, peguei gosto pela coisa e não parei mais. A Varadero começa em 2003 com um grupo de empresários, que queriam montar um espaço de degustação. A ideia era tornar o local diferenciado para todos os públicos. No início, minha responsabilidade era gerenciar, hoje, eu sou o atual proprietário.

Mr.Palha Magazine: Fale um pouco sobre o público que frequenta o espaço.

Milton Prado: A Varadero é uma tabacaria para pessoas de refinado gosto, um ponto de encontro para quem está de bem com a vida, um lugar para reencontrar entre uma baforada e outra, o prazer e a alegria de uma boa prosa com os amigos ou simplesmente celebrar bons negócios. Tudo isso de forma segura. Permitimos apenas 5 pessoas no local e estamos cumprindo todos os protocolos de distanciamento e segurança sanitária.

Mr.Palha Magazine: Como conseguiram alcançar este requinte e sensação de acolhimento que o espaço traz?

Milton Prado: Aqui não se vende apenas variantes do consumo de tabaco; vende-se bem-estar, alegria, sinceridade, companheirismo e amizade. Tudo isso vai aos poucos transformando a prática em estilo. E isso é algo que requer vigilância perene e dedicação integral, elementos que só se conjugam naqueles que amam o que fazem, porque este ritual começa na escolha do primeiro produto e nunca mais acaba.

Mr.Palha Magazine: Quais são as principais vertentes de consumo disponíveis para os clientes?

Milton Prado: Aqui o cliente pode vir cortar o cabelo, fazer a barba fumar um palheiro, fazer uma massagem. Também teremos uma área totalmente voltada para a estética. Queremos que o público de Curitiba se sinta em casa. Fume seu bom charuto tome seu bom Whisky. Faça barba cabelo e bigode.

Mr.Palha Magazine: Quando você aponta todas essas possibilidades, criamos uma conexão direta com o Mr. Palha, já que nosso conceito é “A Arte de ser Fino”. Fale um pouco sobre isso.

Milton Prado: Entendo este conceito como uma máxima dos degustadores de tabaco. Não precisamos ter milhões no bolso para adentrar aqui. Só precisamos degustar os bons charutos e os bons palheiros. A arte de ser fino no tabaco é você não se viciar e sim degustar com requinte um bom charuto, palheiro ou cachimbo com prazer único.

Conheça o espaço Varadero:

 

Mr.Palha Magazine:  Qual foi a sua impressão em relação aos produtos Mr Palha e por que ele está na Varadero?

Milton Prado: Fiquei encantado quando conheci o Mr. Palha. Costumo colocar aqui na minha loja produtos onde eu tenha parceiros. E o Mr. Palha não só é um grande parceiro como também possui um produto de primeira linha. O que chama muito a atenção é a simpatia e a disponibilidade dos representantes da marca em explicar o produto e as diferentes formas de consumo. O palheiro Mr. Palha, hoje, é um dos melhores aqui na loja.

Mr.Palha Magazine:  Agora que falamos de toda a história e o conceito da nossa marca, qual foi a sua opinião como degustador?

Milton Prado: Eu sou um degustador de tabaco então quando se fala nisso é preciso entender as suas qualidades. Sobre os palheiros, eu já degustei todos os que tem na minha loja, justamente, para saber a qualidade do produto e entender as suas características para informar com precisão aos meus clientes. O grande diferencial dos produtos Mr Palha é o sabor que fica, após a degustação. É uma qualidade que não existe em outro tabaco. Essa novidade que foi colocada no mercado é muito importante. Se você degustar toda a carteira MR. Palha, por exemplo, você não ficará com cheiro nenhum na sua mão. Isso é um forte diferencial.

Mr.Palha Magazine: Faça um convite para os interessados em conhecer a Varadero.

Milton Prado: A Varadero está aberta das 10h às 20h com todos os cuidados sanitários. Temos uma parceria com uma empresa de desinfecção de ambientes e protocolos extremos de segurança. Há espaço para a degustação dentro da loja. A capacidade máxima é de 5 clientes. Gostaria de convidar a todos para degustar um bom palheiro. Também temos o nosso serviço delivery, disponível das 10h às 20h. Os pedidos podem ser feitos através do telefone 41 3323-8022. Entregamos em toda a cidade de Curitiba. Instagram:  @varadero_charutaria_barbearia

Superação e carisma: saiba quem é Gizele Dalpra, a mulher especialista em charutos da Varadero

Em tempos de empoderamento feminino, quem foi que disse que degustar tabaco é assunto apenas para os homens? Gizele Dalpra é gerente de vendas e está na Varadero desde 2003. Ela teve que enfrentar as barreiras do preconceito por trabalhar em um ambiente majoritariamente frequentado por homens.

Para garantir a precisão nas explicações sobre os produtos da loja, tornou-se uma especialista sobre assunto e hoje com todo o seu carisma conquistou a simpatia de todos que por lá passam. Gizele é uma mulher sensível, de voz doce e dedicada ao bem-estar de todos os clientes. Está sempre disposta a ajudar com uma boa dica ou escolha de serviços do espaço.

– No início muitos clientes chegavam aqui e perguntavam: “…mas você entende de charuto?” e eu respondia “alguma coisa”. (risos) Com o tempo fui aprendendo e isso foi muito legal para a minha carreira, porque já estou neste ramo há 18 anos. Tive a necessidade de buscar cada vez mais conhecimento e ir me aprimorando. Hoje, tenho diversos clientes que me elogiam e gostam do meu trabalho. Muitos ficam surpresos de eu entender muito sobre charuto em um universo tão frequentado por homens – conta Gizele.

Passados os tempos difíceis do início, a gerente da Varadero completa cheia de orgulho:

– Hoje em dia já superei isso, meus clientes são muito amorosos todos me conhecem bem. Todos são muito bem atendidos aqui, independente, de gênero, idade, orientação sexual ou religião. Aproveito e deixo aqui o convite para as pessoas interessadas. Venha conhecer o nosso espaço! Estamos cumprindo todos os protocolos e você vai se sentir em casa – conclui Gizele.

Confira o vídeo com a entrevista completa que fizemos com esses dois amantes da tabacaria:

Texto: Leandro Bertholini

Fotos: Arquivo Varadero / Mariana Martins

Designer: Bianca Roque / Mariana Martins