Para que você tenha momentos prazerosos neste São João, o MR.PALHA preparou cinco receitas especiais de quentão, o DRINK JUNINO mais famoso e desejado nessa época do ano. Cinco versões totalmente diferentes e saborosas para harmonizar com nossos paieiros gourmet.

Aproveite o friozinho e curta essas receitas no aconchego do seu lar. E para sua experiência ficar ainda mais divertida, curta a playlist de forró em nossa MR.PALHA STATION no Spotify enquanto prepara as receitas.

Receita 1 – QUENTÃO DE VINHO TINTO
Harmonize com MR.PALHA UVA:

Ingredientes:

4 garrafas de vinho tinto seco ou suave (750 ml)
1½ litros de água
2 xícaras de açúcar (320 gramas) – (de preferência usa açucar mascavo pra dar um gostinho mais caramelizado. Se usar vinho suave, use metade da medida de açucar).
4 rodelas de gengibre fresco
1 colher de sopa de cravo ou anis estrelado
4 paus de canela
Casca de 1 laranja

Modo de preparo:

Coloque todo o vinho, a água e o açúcar numa panela grande, mexa para misturar e leve ao fogo médio-baixo. Acrescente o restante dos ingredientes: o gengibre, o cravo ou anis, a canela e a casca da laranja. Deixe ferver por 10 minutos, para apurar os sabores. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Receita 2 – QUENTÃO TRADICIONAL DE CACHAÇA
Harmonize com MR.PALHA MAMA CADELA:

Ingredientes:

1½ xícara de açúcar demerara ou mascavo (se não tiver, pode ser a refinada)
1½ xícara de água
50g de gengibre fatiado
3 limões em rodela (opcional)
4 xícaras de cachaça branca
3 cravos
2 pedaços de canela
Casca de 1 laranja

Modo de preparo:

Aqueça o açúcar, mexendo até que ele fique caramelizado. Junte os demais ingredientes, à exceção da cachaça, e ferva, mexendo para dissolver o açúcar. Junte a cachaça fora do fogo, misture e volte para o fogo baixo por 3 a 4 minutos. Está pronto.

Receita 3 – QUENTÃO DE MORANGO
Harmonize com MR.PALHA CEREJA:

Ingredientes:

3 litros de água
2 kg de açúcar
2 kg de morango
150 g de gengibre
50 g de cravo e canela
1 1/2 litro de aguardente

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a água e o gengibre. Leve ao fogo e quando começar a fervura adicione os morangos, o açúcar, o cravo e a canela e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Em seguida adicione a aguardente e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe e sirva bem quente. Decore com pedaços de morango frescos.

 

Receita 4 – HOT TODDY – “O QUENTÃO ESCOCÊS DE WHISKY”
Harmonize com MR.PALHA ORIGINAL

O Hot Toddy é um drinque escocês muito antigo. Há relatos de que ele surgiu no século XVI na Escócia para suavizar o sabor forte do whisky para as mulheres e aquecê-las no inverno rigoroso da região. O Hot Toddy é um drinque que mistura whisky, brandy ou rum, água, açúcar, limão e especiarias como canela. É servido quente e varia de região para região, mas mantém essas características em comum. Então vamos a receita tradicional:

Ingredientes:

50 mililitro (ml) de uísque
20 mililitro (ml) de mel
1 tira de casca de limão-siciliano
1 canela em pau
Quanto baste de água fervente para completar a xícara.

Modo de preparo:

Em uma caneca, coloque o uísque, o mel e complete com água fervente. Adicione a casca de limão-siciliano e a canela, misture bem e sirva.

Receita 5 – QUENTÃO DE PINGA COM MEL E HORTELÃ
Harmonize com MR.PALHA MENTA

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal ou demerara (Se for refinado, use 2 xícaras)
2 xícaras (chá) de água (aproximadamente 400 ml)
4 colheres (sopa) de lascas de gengibre
2 limões em rodelas
1 laranja em rodelas
4 canelas em pau
6 cravos-da-índia
2 maçãs cortada em pedacinhos
1 colher (sopa) bem cheia de mel
3 a 4 folhas de hortelão
4 xícaras (chá) de pinga ou cachaça de boa qualidade (aproximadamente 960 ml)

Modo de Preparo:

Numa panela grande, derreta o açúcar em fogo médio, mexendo, sem deixar escurecer. Junte as lascas de gengibre e mexa bem até incorporá-lo ao açúcar derretido. Em seguida, acrescente os limões, a laranja, a canela e o cravo, a maçã picadinha e as folhas de hortelã, e vá acrescentando aos poucos a água. Mexa até dissolver os cristais de açúcar e começar a levantar fervura. Retire do fogo, acrescente a pinga e volte a panela ao fogo. Deixe ferver por alguns minutos. Desligue o fogo, acrescente o mel, mexa bem, coe e sirva bem quente.

DICA: O limão costuma amargar quando fica muito tempo no quentão. Então, após desligar o fogo, retire as rodelas de limão.

Com todas essas opções para apreciar ainda mais o clima junino, que tal compartilhar sua receita com a gente nas nossas redes sociais?
@mr.palha (Instagram) / @clubemrpalha (Facebook) siha o MR.PALHA e deixe o seu comentário.

Por: Mariana Martins